Todas as Publicações do Distrito

Em Goioerê, Rotary promove atendimento em PediaSuit para a APAE

Imagine ter que se deslocar 120 km de distância para possibilitar aos filhos o atendimento em PediaSuit na cidade de Cascavel, local mais próximo de Goioerê. Esta era a realidade de algumas famílias, que além de lidar com a distância e tempo de estrada, precisavam encarar também os custos para ter acesso a esse tratamento. Este cenário mudou, assim que os rotarianos do Rotary Club de Goioerê-União Atitude tiveram conhecimento das necessidades da APAE do município. “Soubemos que as famílias de Goioerê precisavam ir até Cascavel para ter acesso ao tratamento, algumas conseguiram até através de ordem judicial. A APAE é referência em Educação Especial para toda a região e por isso decidimos investir no projeto do PediaSuit junto à Fundação Rotária”, fala o rotariano Ewerton Batista. Os profissionais que atuam diretamente com o Pediasuit na APAE de Goioerê passaram por treinamentos e cursos para que ele seja aproveitado em sua total plenitude. O equipamento é uma espécie de veste que consiste em colete, touca, shorts, joelheiras, calçados e um sistema de elásticos ajustáveis, posicionados para reproduzir a musculatura, alterando o tônus, funcionando como uma estrutura elástica externa, promovendo uma melhora da postura e dos movimentos. Com investimento de R$ 155 mil, o projeto recebeu também o aporte do Rotary Club de Mayiladuthurai, da Índia, e fornecerá o tratamento para os alunos, visando na melhora da sua qualidade de vida, na possibilidade do avanço do seu quadro motor, propiciando equilíbrio e coordenação. O projeto, intitulado, Reabilitando Vidas, foi entregue para a APAE no dia 24 de agosto, com a presença do governador distrital Edgar Silvestre (Deca). Graziella Gorri Pareja Evangelista, diretora da APAE de Goioerê, agradece ao Rotary e todos os parceiros. “Este projeto vai proporcionar um diferencial para nossos atendimentos”. “Maria é uma criança tranquila, mas como tem uma paralisia muito grave, ela é bem limitada, não senta, não anda, enxerga muito pouco. É uma luta diária”, fala a mãe Cristiane Aparecida Silva. “Todo dia eu me levanto e penso que não vou desistir dela. Quando ela era bebê, a levei no neurologista e ele disse que ela ia vegetar. Antigamente, ela fazia a fisioterapia convencional. Há 9 anos ela é acompanhada em Cascavel, pois não tinha em Goioerê o PediaSuit e ainda tive que entrar na Justiça para conseguir”, explica Cristiane. Agora com este equipamento em Goioerê, a família não precisará mais se deslocar para outra cidade. “Hoje, dentro da realidade dela, o tratamento com o PediaSuit trouxe uma qualidade de vida muito grande e consequentemente para nós também, pois ela melhorou muito”, comemora a mãe.    Larissa Nakao - Comunicação Corporativa    

Projeto “Entre Fios e Sorrisos” leva cuidado e prevenção bucal a crianças da rede pública

Com o tema “Entre Fios e Sorrisos – Unidos para Fazer o Bem”, o projeto de Luciana Murara Miyamoto, esposa do governador do Distrito 4630, Celso Miyamoto (2025-2026), foi lançado para promover a saúde bucal infantil e conscientizar sobre a importância do uso do fio dental desde a infância.   A iniciativa nasce do desejo de unir informação, prevenção e afeto em uma causa simples, mas essencial. A proposta é ensinar de forma lúdica e acessível crianças da rede pública de ensino sobre a importância do autocuidado, com ênfase no uso correto e regular do fio dental como estratégia eficaz para prevenir cáries, gengivites e outras doenças orais.   “Queremos valorizar cada doação como um gesto de amor e prevenção, mostrando que pequenas ações, feitas com propósito, também transformam realidades”, destaca Luciana Miyamoto.   Além de arrecadar e distribuir fios dentais em escolas públicas, especialmente em regiões onde o acesso a itens básicos de higiene ainda é limitado, o projeto se propõe a oferecer atividades práticas e educativas. As ações respeitarão os diferentes níveis de desenvolvimento das crianças, criando experiências que envolvam e motivem os pequenos a adotarem hábitos saudáveis.   Mais do que uma campanha de doação, “Entre Fios e Sorrisos” é um convite ao engajamento de toda a família rotária. A proposta busca incentivar a participação dos clubes rotários em ações de impacto social, promovendo momentos de troca, aprendizado e conexão entre voluntários e alunos.   “Queremos fomentar o senso de autocuidado desde os primeiros anos de vida, fortalecendo comportamentos saudáveis que podem ser mantidos ao longo da vida”, completa Luciana. A expectativa é que o projeto inspire não apenas mudanças nos hábitos de higiene bucal, mas também um movimento maior de solidariedade e empatia, lembrando que cada fio de cuidado pode resultar em um sorriso mais saudável e cheio de esperança.  

Shopping Paraná Moda Park reforça compromisso social com participação no Programa Empresa Cidadã

O Paraná Moda Park, um dos maiores centros de moda pronta-entrega do Brasil, integra o Programa Empresa Cidadã, iniciativa promovida pela Fundação Rotária. A participação da empresa é mais um passo dentro de um conjunto de ações que evidenciam sua conexão com a comunidade e seu propósito de ir além dos negócios. Localizado em Maringá (PR), o shopping reúne mais de 140 marcas em um espaço moderno de 24 mil m², sendo referência nacional no atacado de moda. Com 70 colaboradores no setor administrativo e cerca de 650 atuando nas lojas, o empreendimento é também um importante gerador de empregos e oportunidades na região. Para o diretor comercial da Associação dos Lojistas do Paraná Moda Park, Valdir Alencar, participar do Programa Empresa Cidadã é uma forma concreta de exercer a responsabilidade social empresarial. “Essa colaboração fortalece a imagem institucional, aproxima a marca da comunidade e contribui para a construção de uma sociedade mais justa. Sabemos que a Fundação Rotária promove projetos e ações duradouras que mudam vidas em todo o mundo, e é muito bom sermos parte disso”, afirma. Além do apoio ao programa, o Paraná Moda Park é um contribuinte ativo em diversas ações sociais promovidas por entidades filantrópicas de Maringá, demonstrando um compromisso contínuo com o desenvolvimento local e a cidadania. Valdir também destaca que o envolvimento de empresários em causas sociais é fundamental. “Empresários têm um papel essencial na transformação da sociedade. Ao investir em projetos sociais, contribuímos para a redução das desigualdades e o fortalecimento da cidadania. Esse tipo de ação amplia o impacto das empresas para além do lucro, promovendo uma cultura mais ética, solidária e alinhada com os desafios do nosso tempo”, conclui. Com iniciativas como essa, o Paraná Moda Park reafirma que é possível unir crescimento econômico, inovação e responsabilidade social — fazendo da moda também um agente de transformação positiva.    

Francesco Arezzo no Brasil: Maringá recebe o 48º Instituto Rotary do Brasil em setembro

De 4 a 7 de setembro de 2025, a cidade de Maringá, no Paraná, será o centro das atenções do rotarismo nacional e internacional ao sediar o 48º Instituto Rotary do Brasil, no moderno centro de eventos Paraná Expo. O evento, que reúne lideranças rotárias de todo o país e do exterior, promete marcar a história do Rotary no Brasil com a presença ilustre de Francesco Arezzo, presidente 2025-26 do Rotary International. A vinda de Arezzo ao Brasil é considerada um marco e uma honra para os rotarianos brasileiros. Reconhecido por sua atuação humanitária, carisma e forte vínculo com os valores rotários, o presidente trará sua mensagem de inspiração, além de estreitar laços com a comunidade rotária da América do Sul. A organização do Instituto está em ritmo acelerado. São esperados mais de 1.350 rotarianos e rotaractianos, vindos de diversos estados brasileiros e de outros países, além de autoridades distritais, dirigentes passados e atuais, e membros do staff do Rotary International. A programação está sendo cuidadosamente elaborada para proporcionar momentos de aprendizado, troca de experiências, fortalecimento de projetos e celebração do companheirismo. Com tradição em acolher grandes eventos e reconhecida por sua infraestrutura urbana, qualidade vida e hospitalidade, Maringá foi escolhida pelo potencial de oferecer uma experiência única aos participantes. A cidade, conhecida como “cidade canção”, se prepara para acolher os visitantes com uma rede hoteleira e de restaurantes de qualidade, com uma programação paralela rotária para interessados em grupos como: o IFMR - International Fellowship of Mortorcycling Rotarians, Rotary Means Business (Rotary para negócios), Programa de Intercâmbio de Jovens. Rotarianos de todo o país já se mobilizam para participar. O Instituto Rotary do Brasil Maringá 2025 promete ser mais que um evento: será um reencontro com o propósito de servir, com os olhos voltados ao futuro do Rotary e da humanidade.  

Conferência Distrital 2026: “Sol Nascente: Unidos para Fazer o Bem” inspira renovação e união entre rotarianos

Nos dias 22, 23 e 24 de maio de 2026, a cidade de Maringá (PR) será palco de um dos eventos mais esperados do calendário rotário: a Conferência Distrital com o tema “Sol Nascente: Unidos para Fazer o Bem”. O encontro reunirá rotarianos de todo o distrito em um momento de celebração, reflexão e fortalecimento dos compromissos com o serviço humanitário. Segundo o governador Celso Miyamoto, o tema da conferência foi cuidadosamente escolhido para refletir um desejo profundo: despertar nos participantes um sentimento de renovação, propósito e esperança. “A imagem do sol nascente remete ao recomeço, à luz que rompe a escuridão e ao início de um novo ciclo cheio de possibilidades. É exatamente isso que quero inspirar: uma nova energia, uma nova consciência e um novo entusiasmo por servir”, destaca Celso Miyamoto. A mensagem central, alinhada ao lema presidencial “Unidos para Fazer o Bem”, reforça o papel transformador da união e da solidariedade em tempos de desafios sociais e humanitários. “Mesmo diante das dificuldades do mundo atual, a união de pessoas comprometidas com o bem pode transformar realidades. Cada atitude altruísta, por menor que pareça, tem o poder de irradiar luz onde há sombras”, afirma o governador. A Conferência Distrital 2026 promete ser mais do que um encontro administrativo: será um chamado à ação, à empatia e ao serviço desinteressado. Um convite para que os rotarianos coloquem seus talentos a serviço da comunidade, com coragem, escuta ativa e dedicação genuína. “Espero que esse tema desperte sentimentos verdadeiros. Que nos leve a valorizar ações solidárias e inspire um impacto coletivo tão forte quanto o nascer do sol: inesquecível, inspirador e transformador”, conclui Celso Miyamoto. O evento marcará um importante momento de alinhamento de propósitos e troca de experiências entre os clubes, reforçando que fazer o bem, juntos, é o caminho para iluminar o futuro.   Bianca Notário - Larissa Nakao Comunicação Corporativa

Rotaractiana fala da sua experiência no Global Shaper Annual Summit

No Brasil, 25 jovens – quatro deles da Região Sul, foram selecionados no ano passado para participar do Global Shaper Annual Summit 2024, evento realizado e custeado pelo Fórum Econômico Mundial, que reuniu mais de 500 jovens líderes de 20 a 30 anos, de 250 países, em julho, em Genebra, na Suíça. Heloísa Paula Furlani Depiné, 29 anos, associada do Rotaract Club de Maringá-Cidade Ecológica, foi uma das lideranças selecionadas. Ela vem apresentando, em alguns Rotary Clubs do Distrito 4630, sua participação no Global Shaper e o que realizou de atividades e projetos após esta experiência, como parte da conclusão do processo do qual participou. O evento discute soluções para desafios globais, com o objetivo de fortalecer a atuação da comunidade Global Shapers, para que possa aplicar o aprendizado adquirido em seu país, por exemplo. Focado em capacitar jovens líderes para gerar impacto positivo em suas comunidades, o evento coloca os participantes ativamente nas discussões, buscando soluções e aprendizados para aplicar em suas comunidades. Genebra abriga importantes organizações internacionais. “Tive a oportunidade de visitar a sede da ONU e da Organização Internacional do Trabalho. Vale destacar sobre esta minha experiência, de que o Global Shaper não tem viés político, religioso, a ideia é ser capacitado para dialogar sobre os problemas do mundo”, explica a rotaractiana. Esta foi a primeira vez que saiu do país. “Ver-me como alguém capaz de dar este passo, de me conectar com pessoas do mundo inteiro, foi enriquecedor. Voltei com mais segurança naquilo que faço. Abri a minha consultoria de Recursos Humanos, pois esse evento me deu a confiança e o conhecimento para eu dar este passo. A nível social e comunitário, de forma mais assertiva, ouço a comunidade sobre o que ela precisa e como atuar. Às vezes a gente tem a solução do problema, mas não é o que a comunidade realmente precisa”, reflete Heloísa. Rotary – Embora o evento não tenha relação com o Rotary, a vivência rotária foi determinante para a escolha de Heloísa. “No processo de inscrição precisava validar a nossa experiência com trabalhos voluntários, causas humanitárias e a bagagem rotária contribuiu para a minha escolha”, relata. Além disso, a jovem precisou levantar uma reserva financeira. “Em maio recebi a notícia da aprovação e o evento começava em 08 de julho. Embora totalmente custeado pelo Fórum Econômico, a gente precisa ter um valor mínimo em dinheiro, que na época era em torno de R$ 6 mil, para situações de emergência, por exemplo. Eu fiz rifas e as vendi para vários rotarianos, conseguindo levantar boa parte desta quantia”.

Localizar site dos clubes